terça-feira, 16 de novembro de 2010

Você já notou que faltam menos de 30 dias úteis para terminar 2010?



É hora de planejar

Planejamento, segundo a Wikipédia, é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Também gosto muito desta definição: Planejar é construir uma ponte entre o lugar em que estamos e aquele em que queremos estar.

Com o final do ano chegando podemos observar a maioria empresas iniciarem seu planejamento para o próximo ano. É um ciclo interessante. Planejamento estratégico, planejamento de vendas, planejamento de produção, planejamento financeiro. Todos trabalham em um ritmo acelerado para que tudo seja bem estruturado, para que objetivos sejam alinhados com a missão e para que estratégias sólidas e eficientes sejam construídas. Parabéns! Grandes empresas, independente de seu tamanho físico, planejam.

Mas, a pergunta que surge sistematicamente em minha mente é: Quantas destas empresas planejam a capacitação de seus talentos humanos?

Conheço algumas, é verdade. Por conhecê-las, sei que as que optaram pelo planejamento em capacitação de talentos humanos estão dez passos a frente das outras.

Planejar bem o treinamento de sua equipe, significa:
1- Conhecer sua equipe - quantos são, qual é o nível de escolaridade de cada um, tempo de casa, interesses pessoais, etc.
2- Descobrir quais são as reais necessidades de capacitação profissional de seus colaboradores.
3- Escolher as melhores ações - treinamento resencial ou a distância? Treinamento vivencial, palestras? Lembre-se que para cada tipo de público, um tipo de ação é a mais adequada.
4- Pesquisar e escolher os melhores fornecedores e parceiros.
5- Criar um cronograma e colocar em prática.
6- Avaliação contínua das atividades e parceiros.

Inicie hoje mesmo seu planejamento em capacitação de talentos humanos. A vantagem é toda sua. Certamente, em pouco tempo, sua empresa terá colaboradores mais motivados, profissionais tecnicamente mais capacitados e um turn over muito menor.


Andréa Medina

Diretoria Comercial da Sunrise Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário