quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Diário de Bordo



"  São dez da noite, chego em casa  depois de uma longa viagem.  Minhas filhas me perguntam como era o lugar onde eu estava.
Eu descrevo as floridas acássias amarelas que me encantaram, as frondosas mangueiras carregadas até as copas de mangas ainda verdes, do calor que estava naquela cidade que tem o nome de Ilha Solteira.

Elas ficam animadas com o cenário e me perguntam o que eu fui fazer lá. Bem, explico que fui compartilhar conhecimentos com um grupo de 35 líderes da CESP, alguns vieram de longe, viajaram mais de 10 horas para estarem ali. Outros mesmo em período de férias, estavam presentes para não perder a oportunidade de aprender coisas novas.

Inquietas elas me perguntam o que são coisas novas?  Na verdade nem são coisas tão novas, mas a experiência de conviver e aprender com tudo e todos é que talvez seja a novidade. Conto que conversamos sobre como aprendemos a medida que ouvimos o que os outros estão desenvolvendo, que um livro quando lido no momento certo, pode parecer contar a nossa própria história.

Fizemos um desafio em grupo para saber quem consegue recolher mais assinaturas em 20 segundos Elas ansiosas me perguntaram quem ganhou o desafio.

Eu acho que todos ganharam. Porque descobrimos coisas valiosas que talvez fossem nossos "gargalos", e agora que temos consciência disso nossas atitudes podem ser diferentes. Talvez mais assertivas.

Aprendemos sobre os perfis diferentes de cada um, e como poderíamos ajudar cada um deles. Para que sejam mais eficientes e mais felizes também.

Brincamos de "batata quente" e por um instante rimos como crianças numa dinâmica de improvisação. 

Já no final da tarde, praticamos a Liderança conversacional, entendemos como uma conversa direcionada pode ampliar nossa visão e trazer novas idéias.
 
Elas viram as fotos que eu tirei da turma no meu celular, e comentaram:

- Quanta gente!
- Estão em grupo combinando alguma coisa!
- Parecem contentes !


Agora já está muito tarde, todas para a cama dormir!!!

Boa noite!"

Agradeço a todos que participaram desse meu dia tão produtivo.

Gentilmente

Tiemi Yamashita

Nenhum comentário:

Postar um comentário