segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Talentos Humanos, o maior patrimônio de qualquer organização




Qual a semelhança entre o Walt Disney World Company, a Microsoft e o Cirque du Soleil? Todos têm uma liderança presente e comprometida, possuem equipes de alta performance 100% motivadas que excedem extraordinariamente as expectativas de seus clientes, trazem dividendos para seus acionistas e alcançam o sucesso.

Para chegar a este patamar, seus líderes comprometem-se com o desenvolvimento contínuo de seus talentos, conhecendo-os e fazendo com que cada um seja altamente produtivo naquilo em que se destaca por suas habilidades, num ambiente saudável de trabalho.

Percebemos através destes e de outros tantos exemplos de sucesso, que não basta ter o melhor produto ou serviço se seu time não estiver trabalhando em prol de sua empresa, podendo ser sua vantagem ou sua desvantagem competitiva, dependendo de como você o trata. Por esta razão, o desenvolvimento de talentos humanos é cada vez mais necessário no cenário atual.

Uma pesquisa da Gallup provou que a melhor forma de desenvolver pessoas - e obter o melhor retorno sobre investimento - é identificando a maneira como elas naturalmente pensam, sentem e se comportam como um indivíduo único, para depois, com base nesses dados, desenvolver sua melhor habilidade para desempenhar bem e consistentemente uma determinada tarefa.

Segundo pesquisa realizada em 2002, 93% das pequenas não possuíam sequer mínima estrutura de RH e apenas 1,67% delas tinham programas permanentes de treinamento. De lá para cá, duvido que este número tenha mudado significativamente. E não tem jeito: comprometimento, garra, criatividade, foco nos clientes, boa comunicação, liderança e trabalho em equipe não se compram apenas com bons salários. Pelo contrário. Numa pesquisa realizada entre gerentes de diversas empresas para conhecer o que mais os motivava numa organização, salário apareceu apenas no sexto lugar da lista. Outras condições, como ambiente de trabalho, carreira, reconhecimento, auto–realização, etc. vieram antes do dinheiro.

Um plano eficaz de educação corporativa é recomendado para qualquer empresa que tenha o sucesso como meta. Seja através de consultorias especializadas ou em Universidades Corporativas, um primeiro passo deve ser dado em prol deste desenvolvimento.

Muitas empresas dão este primeiro passo através de treinamentos vivenciais que desenvolvem habilidades e atitudes através da aprendizagem prática e lúdica. Neles, os participantes são expostos a uma série de situações e desafios que, como metáforas da vida corporativa, promovem a aquisição e o aperfeiçoamento das competências essenciais para a estratégia da empresa. Um bom observador pode colher excelentes resultados com estes treinamentos já que os participantes mostram-se exatamente como são - sem máscaras ou comportamentos premeditados.

Há dez anos os treinamentos vivenciais, normalmente, eram realizados de maneira “caseira” por pouquíssimas empresas com foco motivacional. Aos poucos, empresas estrangeiras chegaram ao Brasil com novas propostas e metodologias.

Consultorias brasileiras foram envolvidas no processo de desenvolvimento e criação de programas estruturados utilizando a andragogia, conceito de educação voltada para adultos, e comportamentos corporativos como, por exemplo: liderança, trabalho em equipe, gestão de tempo, entre outros.

O interessante neste tipo de treinamentos é o envolvimento de todos os níveis hierárquicos da empresa pode participar, dependendo do objetivo desejado, o treinamento pode integrar toda a equipe.

Treinamentos customizados para a empresa também são importantes para que a identidade, a “impressão digital” da empresa, seja transmitida.

Treinamentos vivenciais também são excelentes para introduzir novas mensagens para seu time, reavaliar a equipe, relembrar questões importantes da organização ou ainda como parte de um programa costurado com a educação corporativa teórica. Após cada investimento, de qualquer tamanho ou natureza, em talentos humanos é gratificante perceber como o time realmente “veste a camisa” e traz o tão desejado sucesso.

Andréa Medina
andrea.medina@sunriseconsultoria.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário