terça-feira, 12 de julho de 2011

Aceita um CHÁ?





Conhecimento
Habilidade
Atitude

OS 3 PASSOS PARA VOCÊ FAZER A DIFERENÇA!!!
No seu ponto de vista, qual dos 3 é mais importante?


Vivemos num tempo de constantes mudanças, onde, estamos cada vez mais expostos as pressões, as exigências da vida moderna. E em algum momento nesta trajetória podemos ter a sensação de que não há saída!!! Então vem a pergunta: E agora? O que faço? Será que existe uma saída? Quem já não se viu numa situação de dúvida? Onde a solução pareceu estar distante da capacidade de entendimento e resolução?
É nesta hora que muitas pessoas começam a questionar os valores e crenças que norteiam suas vidas, chegam a duvidar da sua própria competência.
À propósito, é importante refletir sobre a palavra competência! Competência é diferente de formação acadêmica; competência tem relação direta com a capacidade de uma pessoa realizar algo com performance notável.
Um retireiro(profissional que faz a ordenha) que diariamente tira o leite, é um bom exemplo.
O bom retireiro torna-se competente no ofício, através da experiência prática. Ele não precisa de formação acadêmica para ter uma performance notável. Portanto, competência é um conjunto de atitudes inerentes ao indivíduo, que geram valor a ele próprio e ao ambiente ao qual pertence.
Voltando ao exemplo do retireiro, o mesmo só terá performance notável se contribuir de maneira eficaz no processo da ordenha, realizando seu trabalho com excelência. Isto certamente culminará num resultado final satisfatório em todo o processo. Contudo, para alcançar performance notável, qualquer pessoa tem que, e esta é uma condição, “querer”. Perceba que o querer está atrelado, necessariamente, à motivação, ou seja, a pessoa tem que ter um motivo que a faça agir. Daí a palavra motivação – ter um MOTIVO para a AÇÃO. Ação vem do verbo agir, lembra movimento. E movimentar-se só é possível, de maneira consciente, através de uma decisão pessoal que se dá com atitude. Logo, atitude é também uma ação consciente e que traz consigo um motivo que leva o indivíduo a agir. Simples não é? Só depende do querer!
Lembra do CHÁ que mencionei no começo do texto? Então, é um acróstico que reúne os três passos para qualquer pessoa fazer a diferença.

Conhecimento
Habilidade
Atitude

Perceba que a palavra atitude é a última, na disposição do acróstico, portanto pode ser lembrada como sendo a base. Desta forma ela é a principal característica, não a única, mas a principal característica que uma pessoa deve ter. As três juntas formam a receita do sucesso, porém sem desenvolver atitude, de nada adianta conhecimento, nem tão pouco habilidade. Outro exemplo interessante são aquelas pessoas que adquirem muito conhecimento, cursam várias faculdades, pós-graduações, MBA, e no momento em que são questionadas sobre onde estão trabalhando para empregar todo o conhecimento adquirido, a resposta é qualquer coisa próxima de: “Ainda não estou trabalhando, não me sinto preparada”; ou então, “Só encontro vagas muito a quem do meu conhecimento e com baixo salário”. Provavelmente, estas, são pessoas que não desenvolveram a característica de ter atitude como base, talvez prefiram viver no que chamo de zona de conforto. Pessoas assim podem ter buscado conhecimento, podem ou não ter habilidades desenvolvidas, porém, os três passos devem, preferencialmente, caminhar juntos e neste exemplo da empregabilidade é a atitude de buscar emprego que vai determinar se a pessoa terá ou não sucesso profissional. Percebe-se então que, atitude está diretamente ligada à motivação. Habilidade por sua vez está relacionada com a estrutura emocional que uma pessoa constrói, ou seja, a capacidade de lidar com as situações. E por fim o conhecimento, que pode ser adquirido com a experiência prática, através de formação acadêmica ou profissionalizante, ou ainda de maneira autodidata. Desta forma, é certo afirmar que, para uma pessoa fazer realmente a diferença, onde quer que esteja é preciso agir. Somente assim você tornará realidade todos os seus objetivos.
Tome agora o seu CHÁ...prepare-o com amor e...SUCESSO PARA VOCÊ!!!

Regina Pocay

regina.pocay@sunriseconsultoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário