sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Balanço 2012!


Em 2012 tivemos muito que comemorar. A Sunrise completou seus 10 anos em companhia de seus colaboradores, parceiros e amigos.


Nosso novo Programa de Desenvolvimento de Competências para Líderes dentro de nossa área de Educação Corporativa foi um sucesso com duas turmas, Breton e Cesp, 150 participantes aprovando a metodologia inovadora do programa. Teremos novidades e novas turmas em 2013.

O treinamento Sunrise Extraordinária Magia contou com duas turmas, uma aberta em fevereiro e outra fechada para a Oracle em junho, com 34 participantes extraordinariamente felizes com seu resultado final, o Plano de Ação de Cultura Centrada no Cliente. Nova turma em abril de 2013.

Bourbon Hotéis & Resorts, Guararema Parque Hotel, BI International, IHG, Imperial e PUCSP – concessionários, em diferentes temas de Educação Corporativa, carga horaria de 208 horas reciclaram seus talentos humanos. Conteúdo técnico e comportamental, ferramentas praticas, dinâmicas atuais e muito envolvimento e comprometimento dos participantes.

Não esquecendo de nossos divertidos Treinamentos Vivenciais, empresas como ZF, Bosch, Scopus e Gunnebo foram as grandes estrelas do ano levando entretenimento com conteúdo a seus colaboradores.

Sabemos que empresas sustentáveis, investem na formação de sua equipe. Quanto mais capacitação os colaboradores recebem, mais motivados e preparados se sentem para criar soluções inovadoras, otimizando tempo, recursos e pessoas. Melhorando a qualidade de vida de todos.

Agora é hora de descansar. Estaremos em férias no período de 20 de dezembro a 06 de janeiro.

Estes 10 anos foram construídos com seu apoio e confiança, nosso muito obrigado!


Feliz Natal e um Excelente 2013 a todos!





quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Game Show Scopus




GAME SHOW é um treinamento vivencial da Sunrise Consultoria, inspirado nos game shows televisivos, em que equipes disputam pontos em provas que envolvem inteligência, vigor físico, criatividade, memória, flexibilidade e uma boa dose de bom humor.


 Como uma atividade corporativa, são incluídas outras competências necessárias para a resolução das provas, tais como: gestão da mudança, capacidade de lidar com a pressão, inovação, gestão, estratégia, liderança e motivação.



A equipe comercial da Scopus participou de maneira divertida, emocionante e muito competitiva. 






Parabéns a todos!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Diário de Bordo



“Estou no avião rumo à São Paulo. Um sentimento de dever cumprido toma conta do meu coração. É uma viagem longa, iniciou na segunda-feira, quando saí de casa às 13h30 e só cheguei novamente na terça-feira às 23h40.

A alegria de compartilhar o crescimento desta equipe da Cesp não tem preço. Já não os via desde o dia 16 de outubro e apesar de toda a troca de e-mails e atividades, parecia um tempo interminável.

Quando cheguei na terça pela manhã ao local de treinamento, não demorou até meus amigos começarem a chegar. Fui ficando eufórica afinal, o assunto do dia é um dos que eu mais gosto de trabalhar. Comunicação e Trabalho em Equipe.




Depois de todas as equipes apresentarem o desenvolvimento de seus scrums, fizemos a dinâmica do Kusudama. Um origami realizado com diversas peças. A dinâmica serviu para conectarmos com o tema do dia.




Alguma teoria sempre é bem vinda para que possamos utilizar das ferramentas práticas que elas nos ensinam e foi assim mais uma vez.



Após discutirmos comunicação e programação neolinguística, as equipes puderam testar a ferramenta: Metamodelo na prática com trechos das resenhas entregues pelas equipes sobre o livro O Monge e o Executivo.

  



Quem lembra desta posição????

Missão cumprida! Até dia 11... Já estou com saudades.

Andréa

domingo, 18 de novembro de 2012

Bourbon Conmebol



A equipe gerencial do Bourbon Conmebol Asunción participou nos dias 15 e 16 de novembro da capacitação para Gerentes de Plantão da Sunrise Consultoria.


Muitos dos participantes realizam plantões desde a abertura da unidade há pouco mais de um ano.


A capacitação conseguiu fazer com que todos trocassem experiências, revissem padrões da Rede e direcionassem suas ações durante o plantão para a excelência do atendimento ao cliente.






segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Liderança Conversacional



"É o uso intencional que o líder faz da conversação como um processo chave para cultivar a inteligência coletiva necessária para a criação de valor tanto do negócio como social.
O tempo todo estamos interagindo com outras pessoas através da linguagem. 
A qualidade desta interação desenha nosso futuro. É sabido que a linguagem constrói e modifica o mundo e que as conversações têm importante papel na nossa interação com o mundo. 
Através do que dizemos e do que não dizemos agregamos e reforçamos conceitos e comportamentos ao nosso repertório e por consequência à nossa forma de agir e responder às demandas cotidianas."

Carolyn Baldwin,  pioneira educadora e anfritriã do World Cafe 



“As conversas são a maneira dos trabalhadores descobrirem o que eles sabem, compartilharem o que sabem com os seus colegas, e no processo, criarem novos conhecimentos para a organização. 
Na nova economia, as conversas são as mais importantes formas  de trabalho ... tanto assim que “a conversa é a organização” .

Alan Webber. “What’s so new About  the New Economy”, 
Harvard Business Review

WORLD CAFÉ

Em uma conversa típica de World Café os participantes sentam-se em grupos de quatro ou cinco pessoas em torno de pequenas mesas ou grupos de conversa. As mesas podem ser preparadas de forma similar às mesas encontradas em um café, muitas vezes com toalhas, vasos com flores e 
papel e lápis para escrever, rabiscar, desenhar ou tomar notas. 

Os participantes exploram perguntas importantes e significativas e colaboram com pensamentos e ideias que podem realmente fazer diferença. Em intervalos regulares, o anfitrião de cada mesa permanece no mesmo lugar e partilha o que mais se destacou na conversa anterior com as pessoas que chegam até a sua mesa, ao mesmo tempo que solicita novas ideias e percepções para que haja uma polinização cruzada e novos conhecimentos possam surgir. 

Conforme  as conversas vão se conectando entre si, novas descobertas e oportunidades inovadoras começam a aparecer. O conhecimento coletivo cresce e evolui. Após várias rodadas 
de conversas de uma ou mais perguntas, os participantes partilham com o grupo todo seu aprendizado, ideias,  e abrem oportunidades para a ação através desta colheita em plenária.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Diário de Bordo



"  São dez da noite, chego em casa  depois de uma longa viagem.  Minhas filhas me perguntam como era o lugar onde eu estava.
Eu descrevo as floridas acássias amarelas que me encantaram, as frondosas mangueiras carregadas até as copas de mangas ainda verdes, do calor que estava naquela cidade que tem o nome de Ilha Solteira.

Elas ficam animadas com o cenário e me perguntam o que eu fui fazer lá. Bem, explico que fui compartilhar conhecimentos com um grupo de 35 líderes da CESP, alguns vieram de longe, viajaram mais de 10 horas para estarem ali. Outros mesmo em período de férias, estavam presentes para não perder a oportunidade de aprender coisas novas.

Inquietas elas me perguntam o que são coisas novas?  Na verdade nem são coisas tão novas, mas a experiência de conviver e aprender com tudo e todos é que talvez seja a novidade. Conto que conversamos sobre como aprendemos a medida que ouvimos o que os outros estão desenvolvendo, que um livro quando lido no momento certo, pode parecer contar a nossa própria história.

Fizemos um desafio em grupo para saber quem consegue recolher mais assinaturas em 20 segundos Elas ansiosas me perguntaram quem ganhou o desafio.

Eu acho que todos ganharam. Porque descobrimos coisas valiosas que talvez fossem nossos "gargalos", e agora que temos consciência disso nossas atitudes podem ser diferentes. Talvez mais assertivas.

Aprendemos sobre os perfis diferentes de cada um, e como poderíamos ajudar cada um deles. Para que sejam mais eficientes e mais felizes também.

Brincamos de "batata quente" e por um instante rimos como crianças numa dinâmica de improvisação. 

Já no final da tarde, praticamos a Liderança conversacional, entendemos como uma conversa direcionada pode ampliar nossa visão e trazer novas idéias.
 
Elas viram as fotos que eu tirei da turma no meu celular, e comentaram:

- Quanta gente!
- Estão em grupo combinando alguma coisa!
- Parecem contentes !


Agora já está muito tarde, todas para a cama dormir!!!

Boa noite!"

Agradeço a todos que participaram desse meu dia tão produtivo.

Gentilmente

Tiemi Yamashita

Vamos ao Japão?