"É o uso intencional que o líder faz da conversação como um processo chave para cultivar a inteligência coletiva necessária para a criação de valor tanto do negócio como social.
O tempo todo estamos interagindo com outras pessoas através da linguagem.
A qualidade desta interação desenha nosso futuro. É sabido que a linguagem constrói e modifica o mundo e que as conversações têm importante papel na nossa interação com o mundo.
Através do que dizemos e do que não dizemos agregamos e reforçamos conceitos e comportamentos ao nosso repertório e por consequência à nossa forma de agir e responder às demandas cotidianas."
Carolyn Baldwin, pioneira educadora e anfritriã do World Cafe
“As conversas são a maneira dos trabalhadores descobrirem o que eles sabem, compartilharem o que sabem com os seus colegas, e no processo, criarem novos conhecimentos para a organização.
Na nova economia, as conversas são as mais importantes formas de trabalho ... tanto assim que “a conversa é a organização” .
Alan Webber. “What’s so new About the New Economy”,
Harvard Business Review
Em uma conversa típica de World Café os participantes sentam-se em grupos de quatro ou cinco pessoas em torno de pequenas mesas ou grupos de conversa. As mesas podem ser preparadas de forma similar às mesas encontradas em um café, muitas vezes com toalhas, vasos com flores e
papel e lápis para escrever, rabiscar, desenhar ou tomar notas.
Os participantes exploram perguntas importantes e significativas e colaboram com pensamentos e ideias que podem realmente fazer diferença. Em intervalos regulares, o anfitrião de cada mesa permanece no mesmo lugar e partilha o que mais se destacou na conversa anterior com as pessoas que chegam até a sua mesa, ao mesmo tempo que solicita novas ideias e percepções para que haja uma polinização cruzada e novos conhecimentos possam surgir.
Conforme as conversas vão se conectando entre si, novas descobertas e oportunidades inovadoras começam a aparecer. O conhecimento coletivo cresce e evolui. Após várias rodadas
de conversas de uma ou mais perguntas, os participantes partilham com o grupo todo seu aprendizado, ideias, e abrem oportunidades para a ação através desta colheita em plenária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário