quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Números do turismo de 2010 animam mercado em 2011



O Ministério do Turismo fechou os números de 2010 até novembro e detectou três noticias boas:

1. A retomada do crescimento dos desembarques internacionais que estava estagnada nos últimos quatro anos, que já significam recorde histórico, mesmo antes de se somar os números de dezembro.

2. Os desembarques nacionais cresceram muito acima de qualquer outro indicador de crescimento, como PIB e atividade industrial, tambem significando recorde histórico neste setor.

3. A entrada de dólares do turismo aumentou de forma consistente e tambem pode vir a ser recorde, promovendo um melhor equilíbrio nas contas do turismo.
O que fez estes números tomar tamanha robustez, na opinião de José Francisco Salles Lopes, Diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, foi: concorrência entre as empresas aéreas que forçaram a abertura de mercados e a distribuição de renda, com a chegada de um contingente muito grande de pessoas na Classe C, provocando uma mobilidade social considerável e impressionante. “Mercado livre e dinheiro no bolso do povo deu esta vitalidade ao setor”, resume ele.

José Francisco Salles Lopes é o personagem que deu números ao turismo brasileiro a partir da criação do Ministério do Turismo, produzindo uma série de estudos, tais como:

Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, que apresenta resultados de sondagem conjuntural qualitativa trimestral

Esta publicação trimestral traz o resultado da análise qualitativa da conjuntura econômica do turismo no Brasil realizada junto a dirigentes dos setores de meios de hospedagem, agências de viagem, operadores de e agências de viagem de receptivo, organizadores de eventos, transporte aéreo, empresas aéreas e parques temáticos. O estudo revela a avaliação do empresariado de três momentos distintos em relação ao seu negócio: o atual, o passado recente resultado de suas observações relativas ao trimestre anterior e a perspectiva para o trimestre seguinte em comparação ao recém concluído.

Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem - com periodicidade mensal sobre a intenção de realizar viagens nacionais e internacionais.

Esta sondagem conjuntural mensal é realizada em sete regiões metropolitanas (Porto Alegre entre elas), com consultas a 2.100 famílias, sobre a intenção de realizar viagens nacionais e internacionais nos próximos seis meses.

Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, que traça um panorama do cenário econômico do setor de turismo no Brasil a partir da opinião dos principais executivos de turismo do país.

Levantamento qualitativo e quantitativo, de âmbito nacional, sobre o cenário econômico do setor de turismo. Realizado com os 50 principais executivos de hotelaria, agências, operadores e organizadores de eventos mostra a percepção desses empresários em relação ao momento atual dos negócios e as perspectivas para o ano.

Os bons números de 2010 no Rio Grande do Sul poderão ser vistos no Cenário da Hotelaria Gaucha que será publicado em fevereiro.

Pesquisa de sensibilidade:

O FRONTDESK ouviu 6 empresários da hotelaria gaucha que, juntos, representam aproximadamente 20% dos quartos de hotel no estado do Rio Grande do Sul. Opinião unânime: “vamos crescer em 2011”.

PROBLEMAS E SOLUÇÕES NO HORIZONTE
No mês de dezembro de 2010, um grupo local, organizado pela publicação, com especialistas e empresários do setor de hospedagem e turismo, na cidade de Gramado, concluíram que o crescimento do turismo receptivo nacional e internacional do Brasil passa pelo desatamento de dois nós:

Os aeroportos do Brasil precisam de dinamismo, desregulação e, ou são privatizados, ou se abre concorrência para que as empresas possuam seus próprios terminais, ou ainda que empresas privadas construam aeroportos. A INFRAERO não tem condições de existir em um mundo competitivo como o que o Brasil está integrado atualmente.

A EMBRATUR bateu no teto em termos de promoção. O fracasso da promoção do turismo brasileiro no exterior está expresso nos números, que não se movem de forma significativa ao longo do tempo. A EMBRATUR deve ser extinta e seu trabalho deve ser passado para a iniciativa privada, através de organismos que tenham compromissos com metas e que o lucro seja um objetivo a alcançar.

O fim deste modelo significará o salto que o Brasil precisa para romper o marasmo e talvez seja a forma mais visível de uma saída para que o turismo tenha significância econômica e torne-se um player de peso no cenário político da nação. De nada adiante ter ministério do turismo se o mesmo serve apenas para “barriga de aluguel” de outros interesses. Foi o que se viu no caso da enxurrada de eventos no ano de 2010 que descambou para a retirada destes da LDO 2011

Estas duas atitudes levariam o estado brasileiro a precisar de uma Agencia Nacional de Turismo, para regular o mercado, e seu “berço esplêndido” foi construído com a Lei Geral de Turismo, publicada em 2008 e regulamentada em dezembro de 2010.


Fonte: ABRESI - Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sunrise Extraordinária Magia


Com mais um grupo 100% fechado para março de 2011 a capacitação vivencial Extraordinária Magia já está com inscrições abertas para setembro de 2011.

Sonhe, acredite, ouse, faça!

Dentro da extraordinária magia, os participantes viverão estes conceitos percebendo, aprendendo, criando e aplicando as ferramentas propostas com reflexões profundas sobre o mundo corporativo, tendo na qualidade do serviço o diferencial de negócio.

Tópicos desenvolvidos:
* Liderança
* Missão e Valores
* Desenvolvimento de Talentos Humanos
* Atendimento e Relacionamento com Clientes
* Desenvolvimento de Plano de Ação para a Empresa

O treinamento teórico é realizado em São Paulo e o vivencial, em Orlando (EUA), 100% em português.

Venha viver esta magia. Aproveite e faça já sua inscrição, com facilidades especiais!

contato@sunriseconsultoria.com.br

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Qualidade em Atendimento, já!


"O mercado é cruel. Não tem lealdade a ninguém e não reconhece os sucessos passados." (João Bosco Lodi)

Será que esta afirmação é 100% correta?

É muito comum ouvirmos diversas críticas e reclamações sobre a qualidade de atendimento em diferentes tipos de prestação de serviços.

Pessoalmente, fico indignada com o péssimo atendimento recebido quando contrato grandes empresas do setor em que atuamos e que em teoria, deveriam me atender de maneira adequada.

Esta falta de qualidade, normalmente, está ligada a falta de comprometimento das pessoas que atuam na liha de frente, atendendo diretamente aos clientes; a falta de preparo e treinamento sobre o tipo de serviço em que atuam e ainda, a falta total de comunicação interna das empresas.

Por que será que alguns prestadores de serviços estão anos luz a frente e permanecem no mercado com sucesso?

Certamente, já descobriram que a cada dia nascem dezenas de concorrentes e que só se diferenciarão aqueles que se destacarem prestando um serviço de qualidade excepcional.

É nosso dever, enquanto prestadores de serviços, prestar um atendimento de qualidade excepcional. É nosso dever pregar e cobrar a "Qualidade em Atendimento, já!"

Andréa Medina - janeiro 2011

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Novo programa Sunrise é sucesso total no evento da Alcoa.


Walking Rally é o mais novo treinamento vivencial da Sunrise Consultoria.

A atividade foi inspirada nos rallys automobilísticos de regularidade, onde equipes disputam pontos em provas que envolvem inteligência, criatividade, memória, flexibilidade e uma boa dose de bom humor.




O objetivo da vivência é desenvolver as várias competências que suportam e embasam o tema Atendimento e Relacionamento com Clientes.



As quatro equipes da Alcoa do Grupo "Podemos Mais Encontro Primários" estão de parabéns pela participação, envolvimento e conquistas.



Para mais informações sobre este programa, entre em contato conosco pelo e-mail: comercial@sunriseconsultoria.com.br

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cuidados nas festas de fim de ano: Atitudes podem prejudicar imagem profissional



Executivo alerta para cuidados a serem tomados durante as celebrações do período
Chegou o mês em que as empresas realizam as famosas festas de confraternização com direito a jantares e coquetéis, além da famosa e tradicional brincadeira do amigo secreto.

Essa extensão do ambiente de trabalho chama a atenção para cuidados essenciais em relação à atitude dos colaboradores e, para quem preza a carreira, é preciso se atentar a alguns detalhes para não comprometer a imagem dentro da companhia.

“Todos sabemos que é hora de brincar e de se confraternizar, então, faça isso. Nada pior do que não aproveitar estes momentos para realmente aliviar as tensões, fazer novas amizades, conhecer melhor outros companheiros de trabalho e se divertir”, orienta Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.

O especialista ainda explica que tudo isso pode ser feito dentro de limites do respeito, da decência e do bom-senso. Muitas vezes não é o que acontece. Há quem perde o controle, passa dos limites e, por conta de um espírito “agora vale tudo”, vai além do que se pode considerar adequado.

“O problema é que estas pessoas acabam importunando colegas de trabalho e chegam até a estragar todo o clima da confraternização, além de ficarem marcados para sempre. No melhor dos casos, vira apenas motivo de piada. No entanto, dependendo do ocorrido, pode gerar situações difíceis de serem contornadas no pós-evento, o que acaba prejudicando o relacionamento do colaborador com a empresa e, consequentemente, a própria carreira”, alerta Abrileri.

Nessas situações, o importante é se preocupar com quatro fatores essenciais:

1) Bom-senso ao tomar bebidas alcoólicas;
2) Trajes para a(s) festa(s);
3) Intimidades exageradas com pessoas do sexo oposto (ou mesmo com pessoas do mesmo sexo);
4) Presentes para o amigo secreto.

Bebidas alcoólicas. O álcool, quando ingerido em grandes quantidades, pode induzir a pessoa a mostrar comportamentos inadequados. Se ela ficou apenas alegre e brincalhona, menos mal. O problema ocorre quando alguns ficam agressivos, colocam coisas que ficaram guardadas durante o ano todo e acabam sendo inconvenientes, ou buscando intimidades com pessoas do sexo oposto, ou do mesmo sexo.

Traje. Pode ser uma roupa mais informal do que a utilizada nos dias de trabalho. Simplicidade e elegância são sempre bem-vindas. Para as mulheres é aconselhável evitar roupas exageradas que possam chamar muita atenção. Isso pode gerar um clima ruim entre as outras colegas.

Intimidade. A fraca administração pessoal com as bebidas alcoólicas somada aos trajes não adequados podem acabar em intimidades que, em situações de lucidez, não aconteceriam. Caso isso venha a acontecer, o melhor é que aconteça discretamente e que ambos saibam lidar bem com a situação posteriormente. O problema é quando as coisas não acontecem com discrição ou quando há arrependimento de uma das partes. Situações como estas podem gerar comentários, marcar as pessoas e criar um clima insustentável dentro da empresa.

Presente. A brincadeira de amigo secreto é realizada em muitas empresas. São necessários alguns cuidados essenciais na hora de comprar o presente. Mesmo que se tenha contato diário com a pessoa, não é aconselhável presentear com produtos como roupas íntimas, perfumes, flores e artigos religiosos. Isso é geralmente feito apenas uma vez no ano, portanto é interessante caprichar na escolha, evitar exageros e fazer deste momento algo que demonstre consideração e carinho para com a outra pessoa. Essa atitude é vista com bons olhos por todos.

Sala de imprensa Curriculum.com.br

Empresa CURRICULUM TECNOLOGIA S/C LTDA

Contato Natália Baffatto

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sunrise Consultoria cresce 22,58% em 2010




A Sunrise Consultoria, comandada pelas sócias Andréa Medina e Silvia Vidovix, tem se consolidado como sinônimo de qualidade em educação corporativa e treinamentos vivenciais.
Nesse ano o faturamento da Sunrise Consultoria cresceu 22,58% em comparação com ao ano passado.

A Sunrise teve um aumento de 30% em número de clientes com projetos de longa duração em educação corporativa e 10% em treinamentos vivenciais, atendendo empresas como Royal Palm Plaza, Accor Brasil, Paradise Golf & Lake Resort, Guararema Parque Hotel Resort, Philips, Oracle e British Petroleum.

“A Sunrise vem crescendo consistentemente nos últimos anos. Esperamos ter em 2011 um incremento de 20% no faturamento. Para isso, a empresa investiu durante 2010 em novas instalações e na contratação de pessoal altamente qualificado e esta preparando novidades em treinamentos para o próximo ano”, afirma Andréa Medina, sócia da Sunrise Consultoria.

Prêmios
A Sunrise Consultoria recebeu esse ano o “Troféu Latin American Quality Awards 2010”, prêmio máximo de reconhecimento entregue anualmente pela Latin American Quality Institute (LAQI).
Também foi homenageada com o prêmio “Top of Quality 2010”, concedido pela Ordem dos Parlamentares do Brasil, que busca reconhecer e destacar o empenho das organizações que se preocupam constantemente com a qualidade profissional e de seus produtos e serviços. A empresa recebeu ainda o Troféu “Marketing & Empreendedores”, concedido pela Revista Top of Business às empresas brasileiras que contribuem para o desenvolvimento do país.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

SUNRISE CONSULTORIA reconhecida por sua excelência no contexto empresarial

Latin American Quality Awards 2010 encerrou com sucesso o encontro empresarial mais importante da América Latina


No evento Latin American Quality Awards 2010, celebrado en Santa Marta – Colômbia, entre os dias 11 e 13 de novembro, a LAQI reconheceu a SUNRISE CONSULTORIA por seu destaque no último período e por seu comprometimento com a continuidade das 40+10 ações para a próxima década.

Durante o Latin American Quality Awards 2010, os empresários coincidiram em mencionar a importância de conhecer o cliente, entender suas necessidades e proporcionar-lhes serviços e/ou produtos que contem com aperfeiçoamento constantemente, superando, desta forma, suas expectativas.

Por outro lado, a SUNRISE CONSULTORIA destacou as melhorias que vem desenvolvendo neste sentido, como é o caso da implementação de novos processos para oferecer um atendimento personalizado, gestões que permitam a nulidade dos erros, entre outros objetivos que significarão uma melhoria considerável e um exemplo para o contexto latino-americano.

“A SUNRISE CONSULTORIA foi reconhecida por seu destaque e pelo aperfeiçoamento contínuo que a caracteriza. Além do mais, será um modelo de inovação e melhoria contínua, aumentando sua eficiência e imagem diante do corpo empresarial”, garante Daniel da Costa, CEO & Presidente da LAQI.

Da mesma forma, a SUNRISE CONSULTORIA consolidou o III Pacto de Qualidade Latino-americana, o qual tem como objetivo contribuir em aspectos econômicos e ambientais que se desprendem das 40+10 ações, promovendo a participação dos empresários em tais atividades.