terça-feira, 29 de maio de 2012

Comunicação Corporativa



BI International -  MBA Gestão de empresas e inovação em marketing  - Turma GEI3 


A Comunicação Corporativa compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa junto aos seus públicos de interesse ou junto à opinião pública.

A Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos, portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens, o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.
O termo comunicação significa "colocar em comum", compartilhar. Um dos mais importantes valores da comunicação empresarial é o da credibilidade frente aos seus diferentes públicos. Quando opera sem eficácia, legalidade e legitimidade profissional estes valores ficam comprometidos.
A responsabilidade da comunicação empresarial é muito importante para ser considerada uma exclusividade de umas poucas pessoas ou de uma área. Ela deve ser delegada a todos os funcionários da instituição. Entretanto, é preciso contar com a pessoa certa que analise a comunicação da empresa globalmente e que ela tenha uma base teórica, que conheça o mapa geral da profissão e tenha vivenciado alguns destes conhecimentos. É necessário que esta pessoa dedique seu tempo e energia, atenção e experiência direcionadas à comunicação como um todo.
Por que investir em comunicação?
Há razões de sobra; a menor delas, segundo o Alberto Portugal, é para evitar que uma comunicação ruim e malfeita comprometa a credibilidade da empresa. 
Trabalhar focando o público interno e externo, sempre informando e cativando a ambos através de seus veículos (mídias sociais, revista interna, newsletter, assessoria de imprensa, etc.) é a melhor maneira de se comunicar da maneira mais transparente possível.
Em tempos de Internet, onde prevalece a informação rápida e qualificada, a comunicação truncada não tem vez. Os especialistas continuam com a razão: a empresa que não se comunica, ou tem pouco pra contar ou tem muito pra esconder. Em qualquer um dos casos, ela estará em desvantagem no mercado.
As pessoas têm um enorme grau de liberdade no que diz respeito à comunicação, podem abraçar qualquer causa, podem sustentar qualquer opinião por mais tola que seja, podem dar ouvidos ao que quiser. O dano que podem causar está contido na limitação física e no seu compromisso mínimo com a chamada "opinião pessoal". Mas como Empresa, na condição de empregado de uma empresa, o compromisso da pessoa é infinitamente maior.
Hoje, exige-se do profissional da área não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios. Mais do que um simples executor de tarefas o profissional de comunicação empresarial deve ser um executivo, um gestor, capaz de planejar estrategicamente, o esforço de comunicação da empresa. 
Finalmente, devemos destacar que dentro de uma concepção moderna, a área de comunicação corporativa tem um papel importante na "administração de percepção" e na imagem empresarial.

Andrea Medina

Bibliografia
A transparência na Comunicação Empresarial - Wilson da Costa Bueno*
Comunicação Empresarial nos dias de hoje - Hélio Augusto de Magalhães
Por que investir em comunicação? - Alberto Duque Portugal




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