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MBA Gestão de empresas e inovação em marketing - Turma GEI3
A Comunicação Corporativa compreende um conjunto
complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos
para reforçar a imagem de uma empresa junto aos seus públicos de interesse ou
junto à opinião pública.
A Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos, portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens, o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.
O termo comunicação significa "colocar em comum", compartilhar.
Um dos mais importantes valores da comunicação empresarial é o da credibilidade
frente aos seus diferentes públicos. Quando opera sem eficácia, legalidade e
legitimidade profissional estes valores ficam comprometidos.
A responsabilidade da comunicação empresarial é muito importante para
ser considerada uma exclusividade de umas poucas pessoas ou de uma área. Ela
deve ser delegada a todos os funcionários da instituição. Entretanto, é preciso
contar com a pessoa certa que analise a comunicação da empresa globalmente e
que ela tenha uma base teórica, que conheça o mapa geral da profissão e tenha
vivenciado alguns destes conhecimentos. É necessário que esta pessoa dedique
seu tempo e energia, atenção e experiência direcionadas à comunicação como um
todo.
Por que investir em
comunicação?
Há razões de sobra; a menor delas, segundo o Alberto Portugal, é para
evitar que uma comunicação ruim e malfeita comprometa a credibilidade da
empresa.
Trabalhar
focando o público interno e externo, sempre informando e cativando a ambos através
de seus veículos (mídias sociais, revista interna, newsletter, assessoria de
imprensa, etc.) é a melhor maneira de se
comunicar da maneira mais transparente possível.
Em tempos de Internet,
onde prevalece a informação rápida e qualificada, a comunicação truncada não
tem vez. Os especialistas continuam com a razão: a empresa que não se comunica,
ou tem pouco pra contar ou tem muito pra esconder. Em qualquer um dos casos,
ela estará em desvantagem no mercado.
As pessoas
têm um enorme grau de liberdade no que diz respeito à comunicação, podem
abraçar qualquer causa, podem sustentar qualquer opinião por mais tola que
seja, podem dar ouvidos ao que quiser. O dano que podem causar está contido na
limitação física e no seu compromisso mínimo com a chamada "opinião
pessoal". Mas como Empresa, na condição de empregado de uma empresa, o compromisso
da pessoa é infinitamente maior.
Hoje, exige-se do profissional da área não apenas
conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão
abrangente do mercado e do universo dos negócios. Mais do que um simples
executor de tarefas o profissional de comunicação empresarial deve ser um
executivo, um gestor, capaz de planejar estrategicamente, o esforço de
comunicação da empresa.
Finalmente, devemos destacar que dentro de uma concepção moderna, a área
de comunicação corporativa tem um papel importante na "administração de
percepção" e na imagem empresarial.
Andrea Medina
Bibliografia
A transparência na Comunicação Empresarial - Wilson da Costa Bueno*
Comunicação Empresarial nos dias de hoje - Hélio
Augusto de Magalhães
Por que investir em comunicação? - Alberto Duque Portugal
http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaoempresarial.php
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