Segundo pesquisas da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABT&D) – Retrato do Treinamento no Brasil – as empresas brasileiras treinam seus colaboradores, em média, 37,5 horas/ano, investindo em média R$ 1.527,00 por treinando. Isto demonstra temos médias semelhantes as internacionais (EUA e Ásia – 30 horas/ano, Europa – 36 horas/ano, Austrália - 34 horas/ano).
A mesma pesquisa diz que aproximadamente 28% dos investimentos anuais em T&D são aplicados em atividades realizadas na própria organização.
As áreas que mais receberam treinamento entre 2007 e 2008 foram as seguintes: operacional – 23,1%, vendas – 20,1%, administrativa – 12,9%, supervisão – 12,2%, gerência – 14,9% e direção – 16,8%.
Para avaliar o impacto dos investimentos em T&D são utilizados os seguintes índices de desempenho: avaliação de reação, avaliação de nível de conhecimento pré e pós treinamento, avaliação de aplicabilidade de conhecimento no dia a dia do treinamento, avaliação dos impactos e resultados de desempenho e mensuração do ROI do programa (citado como a maneira mais difícil de ser avaliado).
A Associação declara que nove entre dez empresas brasileiras realizam palestras como parte do processo de educação corporativa investindo em média R$ 3.200,00 por palestra. Os temas prioritários levantados nesta última pesquisa, tanto para palestras como para programas de treinamento, foram: liderança – 58,9%, atendimento – 13,3%, vendas – 10%, qualidade – 6,7%, segurança, 4,4%, gestão de pessoas – 4,4% e negociação – 2,2%.
Nós da Sunrise podemos ajudá-lo ! Acreditamos que o desenvolvimento de pessoas tem se apresentado como um item vital para o sucesso das empresas, pois somente através dele podemos extrair o melhor dos talentos humanos que embasam o sucesso e garantem sua perenidade.
Esperamos poder vê-los em breve para que possamos conversar sobre um programa para 2010 com a “cara” de sua empresa. Aguardamos um telefonema seu - 11 4192 3718.
Dé,
ResponderExcluirparabéns matéria muito esclarecedora.